E se soubesse onde se encontra o maior poder de compra em Portugal? Talvez o ajudaria para quem e para onde comunicar!
Qualquer empresa sonha em conquistar clientes e aumentar as suas vendas.
A demografia, e a correta escolha deste fator de segmentação, irá ajudar na otimização da comunicação, tornando a sua estratégia de conquista de clientes ainda mais eficaz.
Mas então onde está esse poder de compra? Desvendamos tudo!
Segundo os dados do sistema de geomarketing Sales Index, da Marketest, 32.91% do poder de compra de Portugal Continental está concentrado em 12 concelhos. É conhecida a realidade de assimetrias regionais em Portugal, e o poder de compra vinca ainda mais este facto, visto que somente nos concelhos de Lisboa e Porto encontramos 12.15% do total do poder de compra.
Para além disto, o sistema já referido, mostra-nos também que metade deste índice está localizado nos seguintes 27 concelhos:
Apesar deste conjunto de concelhos representar apenas 6% da área total do Continente, concentram 46% da sua população residente, 27% do parque habitacional, 43% das dependências bancárias, 50% da atividade do Multibanco, 44% dos estabelecimentos comerciais, 55% dos registos de automóveis, 46% do consumo de eletricidade ou 69% dos médicos inscritos na Ordem. É nestes concelhos que se localizam 48% das empresas nacionais, 56% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 29% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).
Como podemos verificar estes concelhos apresentam um grande potencial no que concerne à comunicação e conquista de clientes. Será certamente uma ótima escolha demográfica, por exemplo, na segmentação de anúncios do facebook.
É claro que temos de ter em conta outros fatores de segmentação para além deste. Convidamo-lo então a ler o nosso artigo “Público-alvo não definido? Pode estar a comunicar para as pessoas erradas!”
Fonte: Sales Index 2021, da Marketest, disponível em https://www.marktest.com/wap/a/n/id~275f.aspx
Vamos começar a comunicar da forma certa e para as pessoas certas?
Aceita o desafio?
Comentários recentes