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O Estudo InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses, retrata o papel essencial da Comunicação na construção e Gestão das relações das organizações que têm um foco na venda a outras empresa – B2B (business-to-business).

Todo este estudo permitiu determinar as tendências de comunicação nessas mesmas relações organizacionais:

1.Cenarização e agilidade

Independentemente da sua dimensão ou estrutura, as organizações passaram a fazer uma “navegação à vista” face ao clima de imprevisibilidade e perceberam a necessidade de estar preparadas para diferentes cenários. O farol orientador da atividade das empresas continuará a ser a visão estratégica. É necessário também uma  aprendizagem, flexibilização e adaptação, equacionando o máximo de cenários alternativos em cada momento.

2. Inovação e Comunicação

Existe uma consciência de que são as empresas que investem em inovação e em que comunicação aquelas que estarão mais bem preparadas para competir e ter sucesso. Entre as ações a serem equacionadas pelas empresas existe uma que parece surgir agora como um fator determinante: a forma como comunicam. É preciso que as empresas se distingam para não ser apenas “mais uma”.

3. Reorganização da Comunicação

A Comunicação deve ser entendida num sentido lado e estratégico, deixando de ser resumir apenas à comunicação de produto ou serviço

4. Novas formas de comunicar para diferenciar

Com as restrições à circulação impostas, surgiu o desafio de procurar novos meios e ações para o estabelecimento e gestão de relações de confiança com os stakeholders. Começam a surgir novas ferramentas como feiras digitais, visitas virtuais e aplicações, que permitem evidenciar experiência, know-how e expertise. Mas também a explorar-se novas formas de potenciar a visibilidade destas organizações através das redes sociais, da publicação de artigos de opinião e de contactos comerciais de carácter mais focado e personalizado.

5. Aceleração da transformação digital

Os desafios da pandemia introduziram uma profunda digitalização na actividade empresarial. Este boost tecnológico já estaria no horizonte de muitas organizações, mas surgiu agora com uma premência e rapidez de implementação forçadas. À aposta no e-Commerce e às soluções de apresentação e comercialização da oferta online junta-se uma crescente digitalização também dos processos de Comunicação.

6. Combinação do presente com o digital

Embora as relações e o seu conteúdo sejam os mesmos, a frequência e a forma das interações alteraram-se profundamente, para sempre – será necessário ponderar e escolher caso a caso. Estamos atualemnte numa fase de transição e a oportunidade é para complementar o físico com o digital.

7. Comunicação na gestão dos stakeholders

Novo panorama onde a Comunicação ganha relevância e passa a ser vista como uma estrutura transversal e integrada não restrita a produtos e clientes. Talvez esta pandemia resulte, não só numa aceleração tecnológica com uma rapidez de implementação reforçada, mas também num novo panorama no entendimento e investimento nas questões comunicacionais nas empresas B2B exportadoras.


Este estudo,  elaborado pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa em conjunto com aicep Portugal Global e SayU Consulting – Evoke Network, afirma também que “Sim, é possível uma empresa sobreviver sem comunicar. Mas, esta será mais eficiente e rentável se gerir os processos de comunicação de forma planeada e intencional.”

Fonte: Raposo, A; Eiró-Gomes, M.; Gonçalves, M.; Silvestre, C. (2021). InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses. Projeto B2B: Beyond Business Communication, uma parceria da aicep Portugal Global, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL) e SayU Consulting – Evoke Network.



Não seja apenas “mais um”
no mundo empresarial…


Comunique de forma correta e fortaleça
todas as relações existentes!


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