O ano 2020, apesar de estranho e de ter colocado toda a gente à prova, foi bastante revelador. Vamos conhecer os hábitos de consumo dos portugueses neste Natal.
Como temos vindo a constatar, as compras online têm vindo a aumentar, conquistando cada vez mais portugueses. E a época natalícia não foi exceção. Segundo um estudo da SIBS Analyics, a variação das compras online, com pagamento através da rede Multibanco, no mês de dezembro, face ao mesmo mês no ano de 2019, aumentou em mais de 40%.
Em média os portugueses gastaram, na rede multibanco, 35€ no comércio online e cerca de 40€ no comércio físico, onde em ambos os casos o gasto médio aumentou em comparação com o mês anterior.
O grande vencedor desta época natalícia foi o MB Way, que conquistou sem sombra para dúvidas a escolha de muitos portugueses. “No último mês de dezembro, os pagamentos em loja com o telemóvel através do serviço MB WAY cresceram 321% face ao período homólogo de 2019 e as compras online registaram um incremento de 241%”, revela o presente estudo.
E como verdadeiros portugueses que somos… deixamos tudo para a última da hora 🙂
O dia 23 de dezembro foi o dia com mais números de compras físicas no ano de 2020 (com +57% face à média diária de dezembro de 2020), e no dia 24 de dezembro ocorreu o pico de transações no período de Natal às 11h30min com 312 transações por segundo.
É também nesta época especial que se registam alterações nas preferências das compras. No mês de dezembro “registaram-se alterações no consumo por categoria de produto, sendo que os setores com maior variação do número de compras em dezembro 2020 face ao resto do ano (jan-nov 2020) foram os Jogos, Brinquedos & Puericultura (setor que cresceu x2,5), Perfumaria & Coméstica (x2,1) e Decoração & Artigos para o Lar (x2,0).”
Este estudo leva-nos a concluir que é essencial uma adaptação constante aos clientes e às suas preferências.
Neste momento acreditamos que é fulcral uma aposta no comércio online e numa comunicação assertiva e adequada, para que seja possível colmatar de forma imediata as necessidades dos clientes!
Para complementar este artigo, e de forma a perceber ainda melhor os hábitos de consumo dos portugueses, convidamos à leitura de um dos nossos artigos anteriormente publicado sobre o crescente recurso dos portugueses a serviços online
Não basta estar no mundo online! É necessário transmitir confiança e segurança! Desde o primeiro click para entrar num site, passando pela decisão do cliente em comprar, até ao momento em que efectuam o pagamento!
Nunca desligue do cliente… é mais que motivo para ele não voltar!
Fonte: “Alteração nos hábitos de consumo dos portugueses”, elaborado por SIBS Analytic, 8 de janeiro de 2021
Comentários recentes