Post Image

Já é mais que reconhecido o valor do mercado online para as marcas, e a importância de estas se adaptarem aos mercados e às novas tendências atuais, que evoluem a ritmos alucinantes.

Uma venda online poderá ter vários formatos, desde vendas numa loja online da própria marca, até às plataformas de vendas que reúne inúmeros produtos e marcas – Marketplaces.

Um Marketplace não é mais nem menos que uma plataforma online de vendas que, geralmente, reúne uma panóplia de produtos de diversos vendedores. Existem plataformas mundialmente reconhecidas como a Amazon,  Ebay, Farfetch , Google Shopping, Facebook Marketplace…

Estas plataformas de marketplace permitem que uma marca esteja acessível a um vasto número de pessoas, que muitas vezes já estão fidelizadas a essa mesma plataforma, e que já apresentam um elevado número de tráfego e de vendas.

Os Marketplaces são uma tendência em crescimento, e para muitas marcas parte fundamental na definição da estratégia de vendas online.

Apresenta diversas vantagens para as marcas:

  • Publico Alvo Fidelizado
  • Associação a Plataformas com elevado número de vendas
  • Associação a Plataformas com conhecimento por parte das pessoas
  • Investimento com Baixo Custo
  • Aumento de Vendas
  • Visibilidade Mundial das Marcas associadas
  • Caso a marca tenha loja online própria, a venda dos produtos também em marketplace irá influenciar positivamente os resultados desta marca nos motores de busca.

Mas a adesão a estas plataformas também têm algumas desvantagens, inevitavelmente terá comissões associadas as vendas efectuadas, poderá criar uma dependência elevada das marcas a estas mesmas plataformas principalmente para as que não tenham lojas online próprias, e por fim poderá colocar em causa a identidade da própria marca.

A adesão aos marketplaces deve ser minuciosamente analisada, para que desta forma seja possível verificar se é viável e se será a opção que trará mais valias para a marca.

Conte connosco! Ajudamos a sua marca a crescer!

Próximo
As Tendências do Marketing Digital de 2020