
Uma venda online poderá ter vários formatos, desde vendas numa loja online da própria marca, até às plataformas de vendas que reúne inúmeros produtos e marcas – Marketplace.
Já é mais que reconhecido o valor do mercado online para as marcas, e a importância de estas se adaptarem aos mercados e às novas tendências atuais, que evoluem a ritmos alucinantes.
Um Marketplace não é mais nem menos que uma plataforma online de vendas que, geralmente, reúne uma panóplia de produtos de diversos vendedores. Existem plataformas mundialmente reconhecidas como a Amazon, Ebay, Farfetch , Google Shopping, Facebook Marketplace…
Estas plataformas de marketplace permitem que uma marca esteja acessível a um vasto número de pessoas, que muitas vezes já estão fidelizadas a essa mesma plataforma, e que já apresentam um elevado número de tráfego e de vendas.
Os Marketplaces são uma tendência em crescimento, e para muitas marcas parte fundamental na definição da estratégia de vendas online.
Apresenta diversas vantagens para as marcas:
- Publico Alvo Fidelizado
- Associação a Plataformas com elevado número de vendas
- Associação a Plataformas com conhecimento por parte das pessoas
- Investimento com Baixo Custo
- Aumento de Vendas
- Visibilidade Mundial das Marcas associadas
- Caso a marca tenha loja online própria, a venda dos produtos também em marketplace irá influenciar positivamente os resultados desta marca nos motores de busca.
Mas a adesão a estas plataformas também têm algumas desvantagens, inevitavelmente terá comissões associadas as vendas efectuadas, poderá criar uma dependência elevada das marcas a estas mesmas plataformas principalmente para as que não tenham lojas online próprias, e por fim poderá colocar em causa a identidade da própria marca.
A adesão aos marketplaces deve ser minuciosamente analisada, para que desta forma seja possível verificar se é viável e se será a opção que trará mais valias para a marca.
Conte connosco! Ajudamos a sua marca a crescer!
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