
O crescimento e a evolução tecnológica ocorre a uma velocidade exponencial, e no marketing digital acontece exactamente o mesmo. Um profissional de marketing digital enfrenta desafios constantes para acompanhar estas tendências de evolução, pois existem constantemente atualizações, novas técnicas e alterações de algoritmos.
Entramos numa nova década, onde enfrentamos desafios nunca antes pensados, que permitiram também o alavancar do mundo digital.
Apresentamos as principais tendências de marketing de 2020 e para o futuro:
- Publicações de compra: As redes sociais são uma realidade mais que obvia, e são parte fulcral de um plano de marketing digital. O uso das redes sociais por parte das empresas foram tornando-se e cada vez mais fáceis, permitindo alcançar os seus clientes. E as compras através destas plataformas são oportunidades de negócio, pois existe uma elevada percentagem de utilizadores que compraram produtos através destas mesmas plataformas (cerca de 70%). Desde o Facebook, Instagram, até ao Pinterest, existem maneiras de criar publicações nas quais os clientes podem realizar directamente as suas compras. Estas é uma tendência cada vez mais real!
- Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Era expectável que 2020 trouxe-se a popularidade da realidade virtual e aumentada e que emergissem como tendências de marketing. Apesar da liderança inicial da realidade virtual, a realidade aumentada ganhou maior relevância e superou. Grandes empresas já se renderam à realidade aumentada. Uma grande marca especializada em vendas de móveis domésticos e decoração de “baixo” custo, utiliza uma aplicação que possibilita aos clientes visualizar como ficará a peça de mobiliário escolhido em sua casa antes de efectuarem a compra.
- Conteúdos Interativos: Os utilizadores dos meio digitais são cada vez mais exigentes e procuram novas experiências, o que poderá significar procura por uma maior interactividade. Mas porquê?
- Conteúdos interactivos destacam-se mais por serem diferentes e inovadores
- Fazem com que o Cliente/Utilizador permaneça no website durante mais tempo
- São altamente partilháveis, aumentando a visibilidade da marca
- São mais atraentes, logo mais apreciáveis comparando com os conteúdos mais tradicionais.
- Personalização: A solução para colmatar o ignorar dos anúncios genéricos que não estabelecem ligação com os consumidores atuais, passa pela Personalização. Tratar um cliente como único e especial para a marca fará com que este mantenha uma ligação, a chamada fidelização de cliente.
- Google Ads Smart Bidding: A constante evolução do Google, e como já anunciada pela marca, as actualizações no Google ADS irão levar à automação e o Smart Bidding irá torna-se o “novo normal”. Esta ferramenta de anúncios utiliza um sistema mecânico para optimizar as licitações, o que permite maximizar as conversões. A existência de novas tendências a ter em conta, não significa que métodos tradicionais não sejam eficazes, pois existem várias tendências que foram um grande passo no passado e que devem continuar a ser postas em prática nos dias de hoje.
- Marketing de Conteúdos: No passado sempre se considerou que “o conteúdo é a chave”, e está é uma realidade no presente mas também no futuro. Conteúdos de alta qualidade facilitam a comunicação com os clientes. Para além disto, os conteúdos são fornecidos pelos motores de busca no momento da pesquisa, desta forma é necessário criar conteúdos relevantes e de qualidade.
- Conteúdo Visual: A resposta perante conteúdos visuais é superior, o que torna os vídeos uma ferramenta importante. Destacam-se os vídeos live, em média um vídeo do Facebook Live ou Instagram Live capta a atenção dos consumidores três vezes mais que os vídeos editados.
- Posicionamento Zero do SERP: A posição inicial no lugar de topo no SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa) é a posição ZERO, o número Um deixou de ser o objetivo principal. A posição Zero oferece a informação pretendida relacionada com a pesquisa, exibindo o link para a página de onde a informação foi retirada. Esta posição é altamente cobiçada por ser a primeira e por vezes o único resultado que alguns utilizadores irão visualizar.
Muitos empresários apreciam a evolução do marketing e a velocidade a que esta ocorre, mas apenas aqueles que estão disposto à adaptação e à evolução irão continuar a atrair clientes para o mundo digital.
A sua empresa acompanha as
tendências de mercado?
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