
Desde 2010 que o dia 30 de junho passou a ser o dia em que se celebram as redes sociais – Dia Mundial das Redes Sociais, por iniciativa da Mashable Inc.
Estudos da Marktest, analisam a evolução destas plataformas e o comportamento dos portugueses perante estes meios de comunicação, desde 2008.
A partir destes estudos são revelados dados que continuam a colocar o Facebook no topo das preferências dos portugueses, apresentando no entanto um ligeiro decréscimo, tanto no que diz respeito à notoriedade como no número de perfis criados em redes sociais.
Com os dados dos gráficos acima indicados, também é possível analisar a clara subida do Instagram, que duplicou os seus valores em apenas dois anos.
Este crescimento do Instagram é notório, principalmente quando analisamos o comportamento frequente dos mais novos (15 a 24 anos). Neste segmento de idades é visível o decréscimo da preferência no Facebook, que aproxima os seus valores aos do Youtube.

Aquando a pergunta: “Qual a rede social que mais gosta?”, as respostas vão de encontro aos dados já anteriormente analisados, o decréscimo do Facebook, que passa de 78,8% (em 2011) para 31,6% (2019), mas ainda assim preferêncial.
Já dentro do segmento dos mais novos, a preferência recai sobre o Instagram, com um aumento para 45,1% em 2019, ultrapassando o Facebook.
Com estes dados é possível antever as alterações de comportamento dos portugueses para o futuro!
Fonte: Os Portugueses e as Redes Sociais, em: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2665.aspx
A Sua marca ainda não tem presença nas redes sociais?
Está a perder excelentes oportunidades de negócio sabia?
Comentários recentes