Post Image

A Presença Digital, nos tempos atuais em que os consumidores cada vez mais dão importância ao mundo online, é um fator que muitos negócios decidiram investir e potencializar, e que são cruciais para o sucesso dos mesmos.

Mas para que este investimento seja vantajoso e para se observarem resultados é necessário conhecer alguns erros comuns no marketing digital e deste modo ser possível corrigi-los ou evitá-los.

– Não ter Público-Alvo Definido

Saber para quem se vai comunicar é um passo importantíssimo para o sucesso de um negócio. Pode ser um público mais restrito ou até mais abrangente, a partir do momento em que está definido, toda a comunicação passa a estar direccionada e desta forma conseguir captar a atenção das pessoas corretas com os conteúdos corretos. Muitas vezes é usada uma Persona para criar um padrão e ajudar a definir toda a estratégia de comunicação. Mas ter em atenção que a criação desta Persona não deverá ser criada segundo pressupostos, mas sim segundo dados concretos, de outra forma poderá significar a perda de possíveis clientes.

– Desvalorização da importância de um Website

Atualmente, o comportamento do consumidor está muito direcionado para o online, desde a procura por produtos ou serviços, passando pela compra e acabando no serviço pós venda.

Quando um cliente procura informação, automaticamente, irá tentar encontrar em websites, e quando encontra toda a informação para esclarecer as suas necessidades num único local isto poderá ditar se o cliente compra ou não.

A conquista da confiança de um cliente proporciona a sua fidelização e desta forma a preferência pelos serviços e produtos, podendo evoluir para futuras compras.

– Má aplicação ou desvalorização das ferramentas SEO

Desvalorizar o potencial do SEO, é desvalorizar os clientes e a forma como estes chegam até ao produtos e serviços.

Quando se pretende encontrar algo que se necessita, de forma inconsciente, recorremos a motores de busca. E devemos ter sempre em consideração como é que as pessoas procuram essas mesmas informações, que palavras usam – Palavras-chave.

Para que o motor de busca apresentem nos seus resultados os websites é necessário “influenciá-los” com essas mesmas palavras-chave, de modo a melhorar o posicionamento nesses mesmos resultados.

– Responsividade do website

As pessoas quando procuram serviços ou produtos, ou quando simplesmente acedem a um website para obter informações, sejam elas quis forem, fazem-no a partir de diversos dispositivos, desde portáteis a smatphones.

E a responsividade de um website resume-se à capacidade este tem em se adaptar, de acordo com a tela do dispositivo em que está a ser visualizado.

É bastante desagradável para um possível cliente abrir um website, seja em que dispositivo for, e este não se adaptar, apresentando-se completamente desconfigurado. A reacção que o cliente terá é de fechar o website e possivelmente encontrar a mesma informação em outros sites concorrentes.

– Redes Sociais – Apenas uma conta aberta

Nos dias de hoje, para uma empresa é essencial a comunicação com o seu público-alvo de forma mais direta e informal, e as redes sociais vieram complementar essa necessidade.

Desta forma, é importante que apresente informações actualizadas, desde os contactos, morada e horários, até aos próprios conteúdos. É bastante desagradável para um cliente aquando visita uma rede social de uma empresa, esta não apresentar informações actualizadas, co mo por exemplo o último conteúdo partilhado ser do ano passado.

Outro aspecto a ter em conta é a partilha de conteúdos, principalmente de imagens, com as dimensões corretas. Conteúdos mas enquadrados com as medidas predefinidas ou mal ajustadas não são atractivas para quem vê e que pode significar a diminuição de likes ou até de seguidores

Como podemos ver a presença de um negócio no meio digital não pode “estar por estar”, tem de ser planeada segundo os objetivos e gerida da melhor forma, para que deste modo capte a atenção das pessoas e os consiga converter em possíveis compradores.


Quer saber como está a presença digital da sua marca?

Auditoria Gratuita  
Design | Marketing | WEB

Próximo
SHOPPING EXFEARIENCE – A nova Experiência de Compra