Post Image

As compras na internet têm cada vez mais força e têm conquistado cada vez mais adeptos. A pandemia foi um fator que contribuiu em muito para esta realidade virtual.

Mas, e infelizmente, ao “sabor do vento” da tendência das compras online andam também as burlas online. Segundo o Portal da Queixa, relativamente às burlas online “o mês de janeiro de 2021, registou um significativo aumento de 71% face a janeiro de 2020”, o que representa uma média de 20 reclamações por dia.

Como podemos ver são valores realmente assustadores e que com alguns truques podemos tornar-nos mais atentos a estas questões e realizar as nossas compras em segurança.


Damos então algumas dicas para compras na internet em segurança:

1. Efetuar as compras apenas em websites Seguros
Está a perguntar como é que consegue verificar se um website é seguro? É bastante simples! Basta olhar para a barra de endereço no browser utilizado e verificar a existência de um cadeado e que o site começa po HTTPS. Isto significa que o website apresenta um Certificado SSL – Secure Socket Layer, que não é mais nem menos que é um mecanismo de segurança que tornará a navegação num website segura, através da encriptação da ligação entre o servidor e o visitante. Esta encriptação impede o acesso a informação confidencial, seja ela informação pessoal ou até informação bancária, a hackers e malwares.

2. Atenção aos dados fornecidos
Esteja sempre atento aos dados que lhe pedem aquando uma compra online. Nunca forneça dados pessoais nem códigos que o podem comprometer futuramente. Aconselhamos a nunca guardar os dados de faturação nem os dados do cartão que utilizou para um futura compra. É preferível e mais seguro colocar os dados cada vez que estiver a realizar uma compra!

3. Use passwords fortes e diferentes
Se tem uma palavra passe igual para todos os websites onde tem conta cliente… tem as portas abertas para os burlões. Imagine que um pirata informático “apanha” a sua password, terá acesso a todas as suas contas! Sabemos que não é fácil memorizar todas as passwords! Mas enão porque não cria um documento onde guarda tudo? Claro que este também terá de estar seguro com uma password de acesso!

4. Procure saber informações mais detalhadas na Politica de Privacidade ou Termos e Condições do website
Tanto um website como uma loja online têm alguns itens que são de exposição obrigatória aos clientes. Nestes está exposta toda a identificação da empresa; os contactos; como, quais, quando e por quem os seus dados são utilizados; todas as regras sobre as encomendas e devoluções. Estas regras são uma mais-valia para perceber melhor o funcionamento da empresa e de toda a sua atividade.

5. “Quando a esmola é grande o santo desconfia!”
Desconfie sempre de preços que estão “demasiado” abaixo do que acha normal. Não quer dizer que não seja uma ótima oportunidade de compra, mas verifique primeiro a viabilidade e a fiabilidade do vendedor antes de efetuar a compra – Jogue sempre pelo seguro!

6. Dê uma vista de olhos pelo feedback de outros clientes
Antes de comprar algum artigo verifique a avaliação do produto. Esta classificação é calculada através de todas as avaliações feitas por clientes anteriores. Até pode ser um produto interessante, mas se a avaliação não é positiva valerá apena arriscar?

7. Dê preferência a aplicações das Lojas
As apps são uma ótima forma de realizar as compras diretamente com a loja, ou seja, não existe nenhum browser intermediário.

8. Use apenas dispositivos seus e redes privadas
Nunca realize compras online em dispositivos públicos ou que sejam de acesso a outras pessoas. Para além disto dê preferência a redes privadas, e não às de centros comerciais, cafés ou outras públicas. Não facilite!

9. Reclame sempre que se sentir lesado ou burlado
Sempre que as coisas não correrem bem, poderá sempre exercer os seus direitos como consumidor e efetuar uma queixa. Existem diversas entidades onde o poderá fazer, como a DECO e a Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo (que terá de estar obrigatoriamente discriminada na loja online em causa).



Coloque em prática todas estas dicas que aqui expomos para que as suas compras na internet sejam seguras!


Nunca facilite!

Próximo
Tem um negócio de restauração? Este artigo é para si!

You must be logged in to post a comment.