Post Image

É sabido que a situação pela qual o mundo está a atravessar, inevitavelmente, alterará o mundo do trabalho. Das primeiras medidas que as empresas tomaram em conjunto com os seus colaboradores foi a adesão ao regime de teletrabalho. Considerada por muitos a única opção para laborar, é também um enorme desafio, tanto para as chefias como para todos os colaboradores neste regime.

Desta forma deixamos algumas dicas que o poderão ajudar tanto os líderes como os colaboradores a passarem este tempo de forma mais produtiva possível.

Evite trabalhar de pijama

Tirar o pijama, tal como faria se tivesse de sair de casa para trabalhar, é a melhor maneira de dizer ao cérebro que vai entrar em modo de trabalho. Não é necessário o fato ou a blusa mais bonita que está no armário, o importante é sair do nosso modo preguiçoso e perceber que vamos começar a trabalhar. Vai ver que o dia será mais produtivo.

Adapte o local de casa a um escritório

Trabalhar em casa não é fácil, pois consideramos um local para descansar quando o dia de trabalho já terminou. Escolha um local da casa exclusivamente para trabalhar, preferencialmente com bastante luminosidade natural, e transforme-o num escritório com as coisas que vai precisar para a sua rotina de trabalho. Transmita ao resto da família que aquele locar irá ser o seu local de trabalho e que durante o horário estabelecido para laborar não dever ser interrompido

Tenha rotinas com horários definidos

O trabalho em casa está repleto de distracções que podem reduzir a nossa produtividade. Ao criar horários definidos está automaticamente a colocar em casa a mesma dinâmica que tem no escritório. É importante estabelecer horário de início de trabalho, efectuar as refeições sempre a mesma hora, horário de terminar o trabalho e de se dedicar a família. Não caia na tentação de ficar na cama até mais tarde e que compensará depois.

Mantenha uma relação “colaborador – colaborador” e “líder-colaborador”

Não estar no escritório não significa que o contacto com os outros colegas de trabalho não se realize. Mantenha um diálogo com eles sobre projetos que estão a realizar e troque ideias com ele. Para além disto também é importante falar de assuntos que não estejam relacionados com o trabalho (curiosidades, notícias engraçadas…) pois manterá o espírito que têm no escritório.
Também é importante que os líderes mantenham uma comunicação clara e demonstrem disponibilidade para com o colaborador, pois desta forma o trabalho poderá ser mais produtivo e emocionalmente positivo e evitará mal entendidos.

Reserve momentos para definição e coordenação de tarefas

A comunicação dos líderes com os clientes, como já referido, é importante. E a definição de tarefas poderá influenciar positivamente o rendimento de um dia de trabalho. É essencial estabelecer um dia da semana, ou uma hora para comunicar como estão a decorrer os projetos e avaliar o bem-estar do próprio colaborador. É importante transmitir que o foco está nos resultados e para isso estabelecer objectivos semanais ajudará no cumprimento dos mesmos.

Mantenha sempre uma postura correta

Muitas vezes ao estarmos a trabalhar a frente do computador, inconscientemente, adotamos uma postura incorrecta, o que poderá significar dores de costas e de pescoço, que muitas vezes poderão ser responsáveis por uma baixa produtividade.

– O monitor deverá estar à altura suficiente para que não seja necessário inclinar a cabeça

-Colocar as costas direitas e apoiadas nas costas da cadeira

– Pés completamente no chão e pernas flectidas a 90 graus

-Use uma almofada caso a cadeira não seja confortável, pois o nosso peso encontra-se todo sustentado nos músculos dos glúteos e que poderá desenvolver dores nessa zona.

Postura Correta
Fonte: dor.com.pt

Faça pequenas pausas

Fazer pequenas pausas para beber um café ou até mesmo apanhar ar ao exterior da casa. Estas pausas irão ajudar a descansar e a recuperar energia para retomar o trabalho, aumentando a produtividade e o rendimento do dia de trabalho.

Próximo
Importâncias das Lojas Online