Diariamente deparamo-nos com novas e mais rebuscadas tentativas de phishing ou burlas.
O Phishing é uma técnica em que os burlões utilizam que através de links falsos, mas aparentemente de confiança, lhes concedem permissão para acederem a todo o tipo informações ou ficheiros.
Como empresa que realiza a gestão de redes sociais de diversas empresas, temos vindo a constatar uma crescente tentativa de burla através de tentativas de contacto no messenger fazendo-se passar pela própria equipa do Facebook ou do Meta.
Mostramos um exemplo de uma tentativa de burla a uma página de uma empresa:
Como podemos verificar, nesta tentativa de burla são usadas algumas técnicas para criar credibilidade, como o sinal do visto (verificado) e o uso de um falso link do Meta Business.
NUNCA CLICAR EM LINKS SUPEITOS
O Meta, empresa detentora do Facebook, Instagram ou Whatsapp, partilhou algumas dicas do que devemos fazer caso suspeitemos de uma ataque de phishing:
Verificar o estado da conta
Se receber uma mensagem suspeita a alertar sobre problemas relacionados com a conta, não responda. Em alternativa, aceda à Página de apoio para negócios para rever o estado da conta.
Denunciar atividade suspeita
Denuncie mensagens estranhas no Messenger ao clicar em […] junto ao nome > ocorreu um erro > finge ser outro negócio.
Repor início de sessão da conta
Se introduziu o seu nome de utilizador ou a sua palavra-passe depois de clicar numa ligação suspeita, é possível que os burlões consigam iniciar sessão na sua conta. Para ajudar a proteger a sua conta, reponha a palavra-passe e termine sessão em quaisquer dispositivos externos. Se não conseguir aceder à tua conta, aceda a https://www.facebook.com/hacked.
(créditos: Meta)
Manter a sua conta em segurança
Ative ferramentas de início de sessão como a autenticação de dois fatores para ajudar a evitar ataques de phishing.
Estas tentativas de burla surgem em todo o tipo de plataformas, sejam elas de redes sociais, emails, sms ou chat´s. Posto isto, não deverá clicar em qualquer link que considere invulgar ou inapropriado e garantir que tem um anti-vírus instalado nos seus dispositivos (computador, portátil, smartphone…)!
Estamos disponíveis para o esclarecimento de eventuais questões e dúvidas! Poderá entrar em contacto connosco aqui .
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