Neste artigo partilhamos alguns resultados de 2023 do estudo Barómetro de e-Commerce, da Marktest, que serão essenciais para perceber as tendências de compra em Portugal.
Este estudo revelou que oferecer os portes de envio poderá fazer a diferença na decisão de compra. Este fator – “não ter portes de envio” aumentou 5,4 p.p. relativamente ao ano de 2022, conquistando o 2º lugar do ranking de fatores decisivos para a escolha da loja.
Outro fator com relevância para a decisão de compra dos portugueses, e que tem subido no ranking de fatores de escolha, é o método de pagamento utilizado.
Ainda no que diz respeito à questão dos portes de envio, o fator “portes demasiado elevados” revela-se como o fator com mais influência no abandono da compra online, com 74.8% de referências entre quem realiza compras online.
A este fator, e para completar o Top3 de razões para o abandono do carrinho de compras, juntam-se os fatores “falta de confiança na loja online” e os “preços altos em comparação com a concorrência”.
Através destes dados podemos verificar que por cobrar portes de envio, ou estes serem muito elevados pode estar a perder clientes. Os portes grátis são um excelente gatilho psicológico para criar uma sensação de poupança o que levará o cliente a avançar com a compra.
Uma técnica que poderá utilizar, no caso de não conseguir ter sempre os portes grátis, é oferecer os portes para um certo valor de encomenda- “Portes grátis para comprar a partir de 20€”, por exemplo.
Esperamos que estas sugestões o ajudem a aumentar as suas vendas!
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