A relação dos portugueses com as redes sociais é cada vez mais próxima. Atualmente somos mais de 10 milhões de pessoas em Portugal (dados 2020, Banco Mundial) e, segundo dados do estudo Bareme Internet da Marktest – Os Portugueses e as Redes Sociais, perto de 5,9 milhões acedem a redes sociais, que corresponde a mais de 68% dos residentes no Continente com 15 ou mais anos.
Estes dados revelam também que desde 2008 até ao presente ano, os utilizadores das redes sociais quadruplicarão, sendo que este número em 2008 era de 17.1% e que em 2021 passou para 68.5%. Contudo ainda cerca 850 mil portugueses que usam a internet mas que não acedem às plataformas sociais. O grupo etário que mais acede a estas plataformas são os jovens entre os 15 e os 24 anos, alcançando o valor de 98.3%.
Outro dado que evidencia esta estreita relação que os portugueses têm é o número e contas criadas.
Em média um português conta criada em 6 plataformas sociais. Esta tendência ganha outra dimensão quando falamos sobre os mais jovens, visto que nestas faixas etárias, a média sobe para 9.
O Facebook continua a ser o grande vencedor com 93.4% dos utilizadores a afirmarem ter conta criada nesta rede social. O Facebook apresenta face a 2020 um crescimento de 1.2%.
Com 82.6% e a conquistar o segundo lugar temos os Whatsapp, que apresenta também um crescimento face a 2020 de mais de 2.6%.
Por último, e já de esperar, temos o Instagram que conquista assim a preferência de 76.1% dos portugueses. O Instagram é também a plataforma social, dentro destas três, que apresenta maior crescimento face a 2020, mais de 2.8%.
A ganhar terreno em Portugal estão a Twitch e Telegram. O presente estudo revela que estas redes sociais se destacam nesta edição de 2021do estudo e cuja penetração em Portugal cresceu durante o último ano – “O Twitch mais que duplicou os valores do ano anterior, para os 10.1%, enquanto o Telegram quase duplicou de penetração e atingiu os 21.9%, entrando para o top 10”.
Com estes dados podemos afirmar que a utilização das redes sociais está integrada na rotina dos portugueses
Fonte: Bareme Internet da Marktest – Os Portugueses e as Redes Sociais, Grupo Marktest
Esteja onde os seus clientes estão!
Já pensou em ter uma equipa de profissionais
a gerir as suas redes sociais?
Comentários recentes