Neste artigo vamos abordar os comportamentos que a Geração Z tem perante o mercado atual e a importância que têm para as marcas.
Começamos por perceber quem é a Geração Z. A Gen Z é constituída pelos nascidos entre 1995 e 2010 e que cresceu em paralelo com o desenvolvimento tecnológico. Este grupo de pessoas e as suas personalidades foram, inevitavelmente, influenciados pelo boom tecnológico que aconteceu neste período – aparecimento da Internet, facilidade de contacto com smartphones ou tablet…
Foi também esta geração que mais apostou nos seus estudos, o que permite uma geração com um enorme conhecimento e que dá uma enorme importância à sua qualidade de vida e não tanto ao dinheiro e apresentam grande senso de responsabilidade social.
Para além de todas estas características, um novo estudo da Talkdesk, “Conquistar a Geração Z através de um serviço ao cliente excecional”, vem revelar que os consumidores da Geração Z constroem relações mais duradouras com as marcas.
Concluiu que 88% dos consumidores da Gen Z é leal a cinco ou menos empresas e que quase um terço (31%) se fidelizou a uma nova marca no último ano.
Esta é sem dúvida uma oportunidade que as marcas têm para conquistar estes consumidores, de lembrar que atualmente a Geração Z apresenta idades entre 12 e 27 anos.
O mesmo estudo revela também que esta geração espera poder interagir com a marca onde quer que esteja para obter o que precisa, o que se traduz numa maior necessidade das marcas apresentarem um estratégia coesa e autêntica em todos os canais.
A Inteligência Artificial (IA) presenta nas marcas é igualmente um fator relevante visto que os consumidores mais jovens dão prioridade à rapidez e conveniência, e a maioria opta por um chat virtual automatizado para a resolução de questões.
Por último, a conveniência da experiência digital e a posição que as marcas têm perante alguns temas é muito relevante quando estamos perante esta geração, pois 46% dos consumidores deixou de comprar a determinada marca, no ano passado, devido à sua posição sobre questões sociais e de sustentabilidade.
O seu público-alvo abrange a Geração Z?
Como podemos ver é fundamental que as marcas adequem a sua presença no mercado e a sua comunicação a estes comportamentos de forma conquistar a preferência e a criar relação com esta geração!
Já tem presença no mundo digital?
Apresenta ferramentas com base na IA?
De que está a espera?
Fonte: Talkdesk ;Marketeer
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