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Estamos sempre atentos às tendências e à evolução do comportamento e preferências dos portugueses no que toca à publicidade.

O mais recende estudo inMarket Publicidade 2022, da Multidados, revela as preferências dos portugueses relativamente à rádio e à televisão, e também os fatores que levam as essas preferências.

Relativamente à Televisão, os dados revelam que a SIC é o canal visto com mais frequência (64.1%) seguido pela RTP e pela FOX (49.1% e 44.2%, respetivamente).
Para além de ser o canal visto com mais frequência, é descrito como o canal favorito por 25.08% dos inquiridos, que apontaram como principal razão a Familiaridade.

A Televisão, como era de esperar, é local onde os portugueses preferem ver os anúncios, mas curiosamente, também apontam os outdoors de forma equiparada com as redes sociais, com 5.9% das respostas para cada.

Agora relativamente à Rádio, a Rádio Comercial é a rádio ouvida com maior frequência e é também a rádio favorita de 34% dos inquiridos. As razões da preferência, são maioritariamente os locutores e também o tempo de música.

 

O mesmo estudo aborda também o impacto das publicidades nos consumidores e quais as mais memoráveis, em especial no natal – época na qual as marcas apostam de forma mais agressiva e persistente. O Pingo Doce (13,7%), a NOS (11,9%), o LIDL (7,8%), a Vodafone (7,6%) e a MEO (6,1%) são outras marcas que se destacaram com os seus anúncios de Natal.

Podemos adivinhar a razão pela escolha no Pingo Doce… Claro, a Música! Ninguém consegue esquecer “quem trouxe foi o Pingo Doce!”

Outro dado muito relevante é que 67.8% dos inquiridos afirmam que a publicidade influencia a compra.

 

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Créditos: inmarket´22, multidados.com

Este estudo revela características para que a comunicação seja eficaz:

– Familiaridade – criar proximidade com quem nos vê, com quem está a seguir as nossas redes sociais, com quem está a ver os nossos anúncios… Ou seja, temos de tornar a ligação quase familiar com o nosso público-alvo para que a relação seja cada vez mais estreita e de confiança

– Memória – Podemos considerar um anúncio, seja de que natureza for, se for posteriormente recordado pelas pessoas! Seja impactante e simples na elaboração dos seus anúncios, e desta forma vai certamente conquistar a recordação dos portugueses. Leia também o nosso anterior artigo “Publicidade e o Poder da Recordação” onde aprofundamos a importância da recordação.

– Comunique! – o mais importante de tudo é comunicar com o seu público alvo, e mostrar que está presente. Como já vimos… A publicidade influencia a compra!


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