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Estudos datados de 2018 revelam que mais de metade da população portuguesa usa as redes sociais. No mesmo ano, o Facebook era a rede social mais influente em Portugal com 87,5% dos utilizadores a dizerem que conhecem esta rede social e 95% têm conta aberta.

No ano de 2019, apesar do Facebook continuar a dominar a preferência no grupo das redes sociais, está a “perder terreno” para o Instagram. O Instagram tem tido uma ascensão enorme e muito vincada entre o público mais jovem, onde mais de metade refere esta rede social como a que mais utilizam (mais de 50% dos jovens entre os 15 e os 24 anos).

Uma questão bastante importante para definir estratégias de comunicação é o Público – Alvo. E saber quem usa as redes sociais pode ajudar nessa decisão.

O género do perfil de utilizador é um factor onde não existem diferenças (50% dos utilizadores são do sexo masculino e 50% do sexo feminino), mas a idade já revela diferenças onde 66% dos utilizadores têm menos de 45 anos. Em termos de localização, 36% dos utilizadores reside no Grande Porto e na Grande Lisboa.

E quando fazer esta comunicação? Também temos algumas dicas.
Genericamente, existe uma maior afluência nas redes sociais entre as 20 e as 24 horas, e o sábado e o domingo são os dias em que os utilizadores lhes dedicam mais tempo. Mas deverá avaliar caso a caso, para assim conseguir direccionar as suas comunicações para o maior número de pessoas possível.

Durante o tempo despendido nas redes sociais, os utilizadores trocam mensagens (78%), lêem notícias em sites de informação (67%) e comentam publicações das suas redes de contactos (65%).

Relativamente às marcas e empresas, o estudo afirma que, em 2019, 54% dos utilizadores das redes socias seguem empresas ou marcas .

Os utilizadores dão uma enorme importância e presença das mesmas nas redes sociais, numa escala de 1 a 10, os utilizadores avaliam em 8,3 esta importância.
Na mesma escala, 7,2 foi a nota dada à influência na opção de compra quando uma empresa ou marca está nas redes sociais.

Fonte: Marktest Group