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É mais que notório a alteração do comportamento dos consumidores nos últimos tempos. Esta alteração é umas das consequências da pandemia de Covid-19 que atualmente enfrentamos. E se afetou o comportamento do consumidores inevitavelmente afetou o próprio consumo e consequentemente o meios de comunicação e a forma como as empresas/marcas trabalham a relação com os clientes e as formas de chegar até eles. 

“2021 Media Trends” foi o mote de um podcast “The Human Element”, onde Dan Calladine Head of Media Futures Business Intelligence Carat, deu a conhecer as linhas estratégias pelas quais as empresas se poderão reger para se orientarem e perceber em que campos poderão atuar da melhor maneira e adaptarem-se às mudanças atualmente sentidas.

De forma mais genérica esta estratégia traduz-se numa estratégia mais digital, mas nunca esquecendo as relações de proximidade e as ligações que os consumidores consecutivamente procuram perante uma marca, mesmo que à distância!

Fique então a conhecer as 12 tendências (sociais e media):

Tendências Sociais que moldaram a década de 2020:

  • De FOMO para FOGO: Já não temos FOMO (Fear of Missing Out – medo de ficar de fora), uma tendência que marcou a última década que levava as pessoas a estarem constantemente à procura de saber o que estava a acontecer no momento e a verem os conteúdos mais relevantes e atuais.
    Com a pandemia, temos agora FOGO (Fear of Going Out- medo de sair), o que leva a que as marcas tenham de desenhar e adaptar os seus produtos e serviços para soluções remotas para conseguirem na mesma chegar junto dos consumidores.
  • The Donut Problem: O teletrabalho retirou as pessoas dos centros das cidades, criando uma nova configuração logística em forma de rosca (ou do conhecido Donut), que tem implicações significativas nos media e no retalho;
  • Vidas conectadas: O número de dispositivos em cada casa cresce a olhos vistos, levando as marcas a procurar novos ecossistemas e novos hábitos de consumo;
  • O respeito pela privacidade: Os consumidores querem mais privacidade e dão mais importância a este aspeto. Algumas marcas estão a comunicar ativamente as suas políticas nesta área, mas todas têm de perceber como podem continuar a chegar ao seu públicos-alvo, sem utilização dos seus dados pessoais;
  • A grande divisão: O mundo nunca esteve tão dividido. As marcas têm de perceber de que lado estão e comunicar a sua posição.

Tendências de Media mais importantes de 2021:

  • A nova vida das câmaras: O distanciamento aumentou o uso da realidade aumentada e dos códigos QR. Este aumento tornou estas tecnologias cada vez mais relevantes;
  • Screen-free Media: O áudio está em rápido crescimento e as estratégias das marcas nesta expande-se. A pesquisa por voz, os podcasts, a publicidade áudio e a identidade sónica são fortes tendências;
  • Responsabilidade: Não se trata apenas de segurança da marca; é também sobre segurança social. As marcas querem uma sociedade segura (e querem estar do lado certo quando investem em publicidade);
  • A década do paid media: Há cada vez mais consumidores que pagam para terem acesso a conteúdos, o que significa que a qualidade dos anúncios está a cair. É tempo de as marcas procurarem patrocínios, parcerias e formas de integrar mensagens-chave no conteúdo;
  • Metaverse: O gaming está a tornar-se uma actividade muito mais social, com potencial para vir a ser a plataforma de social media para uma grande fatia dos consumidores. Já fazemos compras nas redes sociais, porque não em jogos?
  • Screening em comunidade: Vemos cada vez mais conteúdos online em comunidade no Twitch ou no Facebook, apesar de estarmos distantes fisicamente. Para quê fazer uma chamada longa ou um zoom interminável quando podemos assistir a um episódio dos Simpsons juntos?
  • Ligar os pontos: As grandes empresas tecnológicas estão a consolidar-se integrando diferentes negócios. As sinergias ampliam ainda mais o efeito “frenemies” (inimigos); fazendo com que controlem grande parte das ferramentas mais valiosas, bem como o acesso aos dados.

Fonte: Carat Trends 2021, documento completo disponível em https://www.carat.com/thoughts-and-views/Carat-2021-media-trends | Marketeer, “12 tendências que vão moldar os media em 2021. Do FOGO ao áudio”, disponível em https://marketeer.sapo.pt/12-tendencias-que-vao-moldar-os-media-em-2021-do-fogo-ao-audio
 



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