Temos vindo a analisar, baseados no estudo Os Portugueses e as Redes Sociais da Marktest, o comportamento dos portugueses perante as redes sociais, nomeadamente Instagram e Facebook.
Neste artigo vamos analisar o Instagram e como este tem evoluído de forma exponencial e conquistado a preferência dos portugueses.
Um facto importante é que cada vez mais perfis portugueses são seguidores de empresas/marcas (55.1% dos perfis criados), valores que crescem quando falamos de perfis de mulheres, indivíduos com idades dos 25 aos 44 anos, dos residentes na Grande Lisboa e Grande Porto e também de classes sociais mais elevadas.
O Facebook continua na liderança também neste caso, contudo desde 2016 que começa a perder terreno para o Instagram, que desde esse ano quadruplicou o valor observado, como podemos verificar no seguinte gráfico:
Outra tendência que se tem vincado nos dias de hoje é as compras através das redes sociais. Dados fornecidos pelo mesmo estudo revelam que as compras nas redes sociais mais que duplicaram em 8 anos!
Mais de 37% dos portugueses com perfil criado em redes sociais afirma já ter realizado compras diretamente numa rede social.
Uma vez mais o Facebook reúne as preferências mas com uma tendência decrescente. O Instagram volta a destacar-se com a sua tendência crescente, com uma valor observado 35 vezes maior que o valor obtido em 2013.
No que toca à experiência de compra nas redes sociais, 73% dos perfis que realizaram compras nestas plataformas classificam muito positivamente esta experiência classificando-a entre 8 a 10 valores.
Uma vez mais queremos reforçar a importância das redes sociais para as empresas! Todas as condições estão reunidas para que a sua presença nas redes socais seja um êxito!
Aposte numa comunicação adequada ao seu público e mantenha-o sempre a par das novidades! Seja para vender ou seja para ter apenas uma presença institucional, o que interessa é estar lá e comunicar!
Fonte: Os Portugueses e as Redes Sociais, Grupo Marktest
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