Já todos ouvimos falar de Proteção de dados, RGPD e como as entidades competentes têm trabalhado nesse sentido para proteger os dados dos consumidores da melhor maneira.
E é neste mesmo contexto que entram o tão conhecidos Cookies. Os Cookies são códigos que são armazenados nos browsers dos utilizadores e que recolhem informações relativamente às suas preferências melhorando a experiência online de cada um.
Contudo existem 3 tipos de cookies:
First-party cookies – São os cookies mais simples, onde os dados recolhidos pelo website que se visita têm a função de melhorar toda a experiência daquela visita, armazenando apenas para si esses dados (não há partilha com outras entidades).
Second-party cookies – Têm a função de recolher dados do utilizador do website mas que são posteriormente compartilhados com outra marca e vice-versa.
Third-party cookies – Cookies criados por entidades terceiras (por um domínio diferente do que está a visitar e que não tem ligação direta) e que têm a função de recolher a máxima informação sobre os utilizadores, desde histórico de visitas e todo o comportamento do utilizador.
E é para estes últimos, que as atenções estão viradas!
É através destes cookies que se conseguem elaborar campanhas segmentadas, pois são recolhidos dados como produtos que pesquisa ou compra, site que visita mais e menos vezes e até dados pessoais como o nome, idade, contactos, localização, etc.
Quantas vezes não pesquisamos um produto numa loja online, e posteriormente, num site completamente diferente é-nos apresentado um anúncio com esse mesmo produto ou um muito parecido! Aqui tem um exemplo simples da função dos Third-party cookies.
O facto de não ser reconhecida a segurança do tratamento de dados, a Google seguiu o caminho do Safari e do Firefox, que já anteriormente tinham anunciado o fim da permissão dos Third-party cookies.
O que está em causa?
Muitas organizações deixarão de ter acesso a informações mais detalhadas, não sendo possível a criação de anúncios segmentados, sendo difícil atingir o público-alvo pretendido e diminuindo em muito as taxas de conversão.
Soluções?
Claro que os gigantes da tecnologia já tem solução para este passo!
A Google criou recentemente a “Privacy Sandbox” que irá permitir a segmentação dos utilizadores mas salvaguardando a sua privacidade. O Facebook também configurou o “Píxel” guardando as informações como First-party cookies, que segundo o site do facebook “vai registar quando alguém efetuar uma ação no teu site. Exemplos de ações incluem adicionar um item ao carrinho de compras ou fazer uma compra.”
A relação direta com os seus clientes e com quem tem interesse nos seus produtos ou serviços é o futuro e as empresas e as marcas devem focar-se nisso!
Fontes: Meios e Publicidade; JELLY – Agência de Comunicação e Marketing Digital
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