Ter um website ou uma loja online não é apenas uma apresentação bonita, uma ótima experiencia em interação ou produtos a preços baixos para o utilizador.
Para que não se sofra qualquer tipo de sanções por parte da ASAE, CNPD ou outras entidades de controlo é necessário seguir um rigoroso regulamento. Num negócio online é necessário estabelecer regras e comunica-las de forma explícita no local apropriado para tal, onde todos os utilizadores poderão ter acesso.
Neste artigo apresentamos os pontos obrigatórios mais comuns para assim arrancar com o seu negócio de forma segura evitando sanções desnecessárias!
– Termos e
Condições de utilização: tem como objectivo informar os utilizadores
do website e/ou possíveis clientes sobre tudo o que está relacionado com o
negócio em causa
Deverá incluir:
- Identidade: Deve estar explícito o nome, da empresa e denominação social, assim como o espaço físico onde se estabelece e contactos (telefónicos e endereço e-mail) de modo a permitir o contacto por parte do consumidor, caso este assim o deseje.
- Detalhes de encomendas: Deve informar o utilizador de todos os custos envolvidos durante a encomenda e ainda toda a informação detalhada sobre o direito ao prazo de reflexão de 14 dias que assiste a todos os consumidores de compras online
- Política de devolução e reembolso: Aquando a venda de produtos é obrigatório apresentar a política de devolução e de reembolso. Estes determinam em que termos ou situações há possibilidade de devolução dos produtos e o reembolso dos mesmos, deverá também determinar, de forma explícita, os prazos para o consumidor poder efectuar estas mesmas acções.
- Litígio de consumo: É necessário apresentar o Centro de Arbitragem, no caso de resolução de conflitos
- Propriedade Intelectual: Informação de que todos os conteúdos presentes no website não deverão ser utilizados/replicados sem autorização dos proprietários dos mesmos.
- Modificação dos Termos: Informação aos utilizadores da possibilidade de modificação dos termos sem aviso prévio.
– Política de Privacidade e o RGPD: O novo regulamento obriga as entidades a informar os utilizadores sobre o destino dos seus dados pessoais. É necessário apresentar todas as seguintes informações:
- Entidade responsável pelo tratamento de dados pessoais
- Finalidade do tratamento de dados pessoais
- Funcionamento jurídico do tratamento de dados pessoais
- Prazo de conservação de dados
- Contacto para rectificação/eliminação/limitação dos dados
- Direito a reclamação a autoridade de controlo.
– Exibição de Consentimentos: Devem ser explícito e com opção de consentimento para cada serviço de recolha de dados, ou então com opção de consentimento global.
– Formulários: Ainda dentro do RGPD temos os formulários, onde é necessário apresentar uma ligação para os Termos e Condições de utilização, e ainda uma caixa para a aceitação das mesmas, que não poderá estar preenchida por padrão.
– Utilização de COOKIES: Informação para que o utilizador saiba que haverá cookies para melhorar a navegação do website. É obrigatório a informação da presença dos mesmos e possibilidade de aceitar ou não a sua utilização.
– Promoções: No caso de comércio online, onde ocorre a venda de produtos ou serviços, e caso esses mesmos produtos ou serviços sofram uma redução de preço promocional, é obrigatório apresentar o preço antes da promoção, o preço actual com promoção e as datas de vigor da mesma.
– Livro de Reclamações: É obrigatório mencionar no website que possui livro de reclamações electrónico registado, com acesso direto ao mesmo, ou físico (neste caso deverá apresentar a morada do local).
Evite coimas que poderão ir até 30.000€ !
Comentários recentes