
Tudo está em constante mudança. E o mesmo acontece com os consumidores e com o seu comportamento até se concretizar uma venda. Desta forma apresentamos-vos o Flywheel, uma nova metodologia que veio substituir o Funil de Vendas.
Antes de começarmos a abordar esta novidade, vamos perceber em que consiste o Funil de Vendas.

O Funil de Vendas é uma metodologia de marketing digital que define as etapas que um utilizador deve seguir a fim de alcançar um objetivo específico, por exemplo a compra de um produto ou serviço.
Todo este esquema traduz o processo que um utilizador percorre, desde a primeira visita a um website até um visitante se tornar um cliente. A ideia de funil serve para retratar a quantidade de utilizadores existentes em cada etapa, ou seja no início existem muitos mais utilizadores que na última etapa.
Desta forma também é possível perceber a percentagem de utilizadores que se vão perdendo a cada etapa.
Contudo o processo de compra do cliente está em constante alteração e atualmente existe um fator de extrema importância que o funil de vendas não tem em conta – Recomendações e avaliações.
Já aqui falamos da importância que atualmente as recomendações(por exemplo nas redes sociais) e as avaliações têm na decisão de compra. E estes fatores estão cada vez mais vincados no comportamento do consumidor atual. De certeza que que já perguntou a um amigo “Já compraste naquele website? Correu tudo bem?”
É aqui que entra este novo processo – Flywheel!

Literalmente traduzindo, teremos um “volante” que gira se tudo estiver em conformidade.
Este novo modelo acrescenta o reconhecimento que uma empresa tem obrigatoriamente de dar aos seus clientes – um cliente satisfeito é a melhor publicidade que se pode ter!
O modelo Flywheel está assente em 3 pilares: Atrair (criar conteúdo e conversas que iniciem relações significativas com as pessoas certas), Envolver (construir relações duradouras com pessoas e oferecer insights e soluções que se alinhem com seus obstáculos e objetivos) e Encantar (oferecer uma experiência incrível que adicione valor de verdade, incentive as pessoas a alcançarem seus objetivos e se tornarem promotoras da sua marca = Boas avaliações).
Todos estes fatores em sintonia farão com que a roda gire, e apenas o atrito a fará parar.
E o que poderemos considerar atrito? Tudo o que prejudique a empresa.
Externamente estamos a falar de problemas como reclamações de clientes e as dificuldades que eles têm em se relacionar com a empresa. Internamente poderão ser os processos que por algum motivo demoram mais que o previsto e que deverão ser resolvidos.
Perca tempo em perceber o que realmente interessa aos seus Clientes e o que poderá melhorar para que eles tenham uma experiência positiva!
E nunca se esqueça…
Um Cliente Satisfeito é a melhor Publicidade!
Fonte:
HubSpot – O Flywheel
Neipatel, Blog – Funil De Vendas: Entenda O Que É e Como Criar o Da Sua Empresa
APD Portugal – Modelo flywheel: o que é e como funciona?
Comentários recentes